Kindergarten

Hänsel und Gretel

PORTUGUÊS - ALEMÃO

OBJETIVOS e METODOLOGIA

O Jardim de Infância 'Hänsel und Gretel' possui como meta desenvolver a personalidade da criança. Fomenta-se sua fantasia e criatividade que são a base para uma rica vida criadora e realizadora. (Montessori, Piaget, Vygotsky, Steiner, Rousseau)

Uma convivência com amizade e sem concorrência, nessa faixa etária, evita que a criança possa sentir-se inferior por um ou outro motivo. Qualquer competição na primeira infância não estimula a auto estima mas ao contrário, traz distúrbios psícológicos. Primeiramente a criança precisa conhecer e desenvolver suas habilidades. (Sime, M.; Mussen, M. P.; Rousseau, J. J.; Froebel, F.)
Com amor e amizade a criança é orientada para sentir-se livre e tranqüila, sem peso nem medos. O princípio é a liberdade regrada, isto é, disciplina e respeito onde se faz necessário. (Rousseau; Niederle; Froebel) Assim adquire segurança e auto confiança. (Stender-Lavatelei, S.; Sime, M.; Rousseau, J. J.)

Educamos as crianças para que em sua vida futura possam ser realizadores, líderes culturais, sociais, econômicos e políticos e não se tornem simplesmente um 'recurso humano' para obtenção de lucros e consumidores obedientes. Até seis anos foi formada a base para toda sua vida. (Jung, Piaget; Rousseau; Wallon)
Cantamos, brincamos, fazemos muitos trabalhos artesanais para os projetos com os mais diversos materiais, plantamos, colhemos, fazemos bolachinhas, ginástica apropriada e dirigimos a criança para que inicie a escola primária psiquicamente fortalecida e auto confiante.

Crianças aprendem um, dois, três ou mais idiomas de uma maneira natural e espontânea, somente ouvindo e falando. Temos crianças que falam fluentemente dois a três idiomas aos 4 anos de idade. Quanto menor e mais nova for a criança, tanto mais plástica é a capacidade de aprendizagem de línguas. Os idiomas aprendidos naturalmente na primeira infância são todos como maternos. No Kindergarten Hänsel und Gretel, todas as atividades acontecem em alemão.
EQUIPE de PROFESSORAS
Todas as professoras possuem o alemão como língua materna, são pedagogas ou psicopedagogas, com especialização em educação infantil pré-escolar.
IDADES
As crianças podem freqüentar o Kindergarten a partir de nove meses.

ESPAÇOS

Ambientes internos:
Salas de aula amplas, recinto de brinquedos, cantinho de histórias, quarto de bonecas, sala de teatro e teatro de fantoches, sala de educação física, sala de música, biblioteca grande, dormitório para os pequenos.

Parte Externa:
Balanços, cavalos de mola, escorregadores, carrossel, ponte pênsil com casinha de tarzan, trepa-trepa, casa de bonecas, caixa de areia.

Área Verde:
Jardim grande com muitas árvores frutíferas, gramado, canteiros para plantar e colher verduras. Também temos patos, coelhos e pássaros.

DESENVOLVIMENTO BÁSICO DA CRIANÇA PARA POSTERIOR CAPACIDADE DE ESTUDO

Pelo brincar e através uma infância bonita, formam-se pessoas felizes, equilibradas e bem sucedidas.

COGNITIVO:
Fomento à compreensão, ao pensamento lógico, à capacidade de perceber e distinguir através de jogos dirigidos em grupo, jogos de mesa, de tatear, de ouvir, de ver, etc.

MOTRICIDADE:
Desenvolve-se a motricidade fina através desenhos, pinturas, rasgaduras, recortar, colar e bastante trabalhos manuais para os diversos projetos, que são executados durante o ano, com os mais diversos materiais como sucatas, papéis, tecidos, objetos da natureza, papel maché, argila e outros. Aprendizado de diferentes técnicas pela utilização de diversos recursos. Também trabalhamos com massa de modelar, com teares, bordados, costuras, etc. Tudo isso faz aumentar muito sua auto confiança

SOCIAL:
Promoção de todos comportamentos sociais, capacidades de entrosamento grupal, saber ganhar e dar a vez, ter tolerância, resolver conflitos, acatar opiniões, respeito ao próximo, convivência na amizade.

CASEIRO
Atiçar alegria na execução de trabalhos caseiros, fazer bolachinhas, ajudar a preparar as refeições comunitárias, preparar festas, etc.

CRIATIVIDADE:
Incentivada pelo brincar em geral nos cantinhos e ao ar livre, pelas brincadeiras de faz-de-conta, pelo teatro de fantoches, contos de fadas, teatro infantil, livros, etc.

MOTOR:
Desenvolvimento da motricidade grossa, da lateralidade e das habilidades. Coordenação de movimentos pela oferta de diversos movimentos, da ginástica bastante diversificada e divertidacomo jogos de bola, pular, correr, saltar, escalar, brincadeiras com pneus, com blocos de espuma, e também com acompanhamento musical, representações teatrais, jogos de faz-de-conta, brincadeiras de roda e outros.

NATUREZA:
Folguedos e brincadeiras diárias ao ar livre, vivências das ciências naturais, numerosas excursões incentivam o amor à natureza e o sentimento da necessidade da conservação do mundo em que vivemos.

MÚSICA:
Crianças gostam de música e de canto. Cantar contribui de diversas maneiras para o desenvolvimento sócio-emocional, cognitivo e físico. Enquanto cantam, participam de um grupo, aumentam sua capacidade de percepção de diferentes sons e movimentos, apreendem palavras, conceitos e ritmos novos bem como novas melodias e poesias. Cantamos canções relativas ao projeto em estudo. Também aprendem o manuseio de instrumentos como triângulos, tamborins, chocalhos, reco-recos, guizos.
Cantamos em grupos e solos.

LINGÜÍSTICO:
Entendimento dos idiomas e estimulação à livre manifestação oral. Reconhecimento do sentido, interpretação de gravuras em linguagem através, jogos de dedos, histórias, músicas e outros.

Desta forma a criança desenvolve autoconfiança e segurança, os quesitos básicos para garantir uma vida futura feliz e realizada. A criança é guiada para ingressar no ensino fundamental com completo domínio de si mesma.

Agendem uma visita:

Rua Deputado Martinho Rodrigues, 139
04646-020 - Alto da Boa Vista - São Paulo
Tel.: +55 11 5548 9607, +55 11 5542 2266, +55 11 98306 0706, +55 11 98538 9727.