Atividades Dirigidas
Por meio do brincar na idade pré-escolar e uma infância feliz, formam-se pessoas equilibradas, felizes e de sucesso.
Cognitivo
Fomento à compreensão, ao pensamento lógico, à capacidade de perceber e distinguir por meio de jogos dirigidos em grupos, jogos de mesa, de tatear, de ouvir, de ver e de sentir.
Motricidade
Desenvolve-se a motricidade fina por meio de desenhos, pinturas, rasgaduras, recortar, colar e bastante artesanato para os diversos projetos executados durante o ano, com os mais diversos materiais como sucatas, tecidos, produtos da natureza, papel machê, argila e outros. As crianças também tecem, bordam, costuram, usam massa de modelar feito por elas mesmas.
Social
Promoção dos comportamentos sociais, capacidades de entrosamento grupal, saber ganhar e dar a vez, ter tolerância, resolver conflitos, acatar opiniões e saber se colocar, respeito ao próximo, convivência na amizade.
Habilidades Domésticas
Atiçar alegria na execução de trabalhos domésticos, fazer bolachinhas, bolos, ajudar a preparar refeições comunitárias e preparar festas.
Criatividade
Incentivada pelo brincar em geral na brinquedoteca a ao ar livre, pelas brincadeiras de faz-de-conta, pelo teatro de fantoches, contos de fadas, teatro infantil, fantasiar-se livros e peças de montar.
Exercício Motor
Desenvolvimento da motricidade grossa, da lateralidade e das habilidades motoras. Coordenação de mobilidade pela oferta de diversos movimentos também com acompanhamento musical, circuitos variados, jogos com bola, pular, correr, saltar, escalar, representações teatrais, jogos de faz-de-conta e brincadeiras de roda.
Natureza e Meio Ambiente
Folguedos e brincadeiras diárias ao ar livre na natureza, pesquisando e vivenciando as ciências naturais. Plantar, cuidar e colher na horta, cuidar da floresta incentivam o amor à natureza e o sentimento da necessidade da conservação do mundo em que vivemos.
Música
Crianças gostam de música e canto. Cantar contribui para o desenvolvimento sócio-emocional, cognitivo e físico de diversas formas: participam de um grupo, aumentam sua percepção de diferentes sons e movimentos (dança), apreendem palavras, conceitos e ritmos, melodias e poesias novas, produzem dopamina, que ajuda nas emoções. As músicas são relativas ao projeto em estudo. Também aprendem o manuseio de instrumentos como triângulos, tamborins, chocalhos, reco-recos, guizos.
Linguístico
Entendimento dos idiomas e estimulação à livre manifestação oral. Reconhecimento do sentido, interpretação de gravuras em linguagem por meio de jogos de dedos, histórias e músicas.